Namoro na terceira idade: os benefícios de se ter uma companhia

Namorar na terceira idade é uma experiência que pode ser vivida de uma forma bonita e saudável, sendo adornada pela maturidade e pela serenidade conquistadas até esse momento tão importante da vida. Quando nos referimos aos casais da terceira idade, estamos falando sobre pessoas experientes, com 60, 70, 80 anos ou mais, e que, por causa de suas vidas, entendem bem sobre o sentimento do amor, não o tratando apenas como uma conquista ou uma invasão, ou puramente buscando-o pelo medo de ficar sozinho.

Namorar na terceira idade é plenamente possível, principalmente para as pessoas que estão à procura de uma conexão baseada na alegria, na ternura e na cumplicidade.

Ter uma companhia afetiva na terceira idade faz muito bem para a saúde física e mental, já que, geralmente, são relacionamentos honestos, que proporcionam aos casais boas experiências. 

Idosos podem namorar?

Muitas pessoas pensam que namorar é apenas para jovens. Essa percepção é plenamente equivocada. 

 

À medida que envelhece, o ser humano continua precisando desfrutar de proximidade e companheirismo de outro ser humano. Muitas pessoas idosas se encontram solteiras, ocorre muito de estarem viúvas pela perda do parceiro(a), ou simplesmente decidiram viver sozinhas, e a solidão faz com que elas reflitam e decidam que estão em uma boa hora para encontrar um novo parceiro para a vida.

Esteja a pessoa enlutada ou solteira há algum tempo, nunca é tarde para começar um novo relacionamento. Não é incomum sentir-se solitário, especialmente se acabou de perder um parceiro. Após viver o luto, dar um tempo a si mesmo para entender e aceitar o que aconteceu, é importante avaliar se o momento para conhecer alguém novo chegou. O tempo livre, e a vontade de querer compartilhá-lo com alguém, criando novas memórias, faz com que as pessoas sintam falta de uma companhia.

Namoro na terceira idade Conheça os benefícios

Viver um amor na terceira idade é uma experiência que pode ser muito satisfatória. Nesta fase da vida, ainda é possível ter descobertas a dois, continuar a evoluir como ser humano, experimentar sonhos e alimentar um novo tipo de felicidade. 


Estes são bons benefícios de se namorar na terceira idade:

Ajuda a combater a depressão

Estar em um relacionamento saudável faz com que o organismo produza hormônios que dão a sensação de bem-estar, como a ocitocina e a serotonina, que são essenciais para a felicidade, e ajudam a prevenir a depressão.

Faz bem para a autoestima

Estar em um relacionamento na terceira idade faz com o idoso tenha mais cuidados com a sua saúde e com a própria aparência, o que ajuda a manter a autoestima em alta.

 

Eles passam a se vestir melhor, a praticar exercícios físicos e a desfrutar de uma melhor saúde física.

Contribui para a socialização

A aposentadoria, a saída dos filhos de casa e a ausência de uma companhia afetiva podem fazer com que o idoso tenha menos oportunidade de interagir socialmente, fazendo com que o sentimento de solidão possa surgir.

 

Leia também: Como alcançar a longevidade com saúde?

 

Estar em um relacionamento na terceira idade permite que o idoso tenha mais oportunidades de socialização, seja com a própria companhia afetiva ou conhecendo as famílias e amigos do casal.

Como conquistar um namorado na terceira idade?

 

Essa é uma grande dúvida dos idosos, uma das questões mais procuradas nos sites de buscas. Esteja certo de que existem muitas maneiras de se conhecer alguém. 

 

Uma boa dica é experimentar novas atividades, como fazer algum trabalho voluntário ou participar de grupos, preferencialmente tendo contato com pessoas com os mesmos objetivos. 

 

Mesmo que não encontre a companhia afetiva ideal, no mínimo será uma ótima maneira de fazer amigos, aprender algo diferente e de se divertir.

Dicas de bons lugares para idosos conhecerem pessoas novas:


É importante estar em locais onde mais pessoas compartilham de interesses comuns aos seus, como:

 

  • Grupos de caminhada;
  • Atividades religiosas, como corais;
  • Cursos que ensinam uma nova atividade;
  • Clubes de leitores;
    Excursões de viagens.

 

Contemporaneamente, os aplicativos de namoro estão muito em evidência, e cresce o número de idosos que fazem uso dessas ferramentas digitais. Esses programas são importantes, até mesmo para ajudar o idoso a estar mais incluído digitalmente, contudo deve-se ter muito cuidado ao utilizá-los, já que nem sempre é possível ter garantias de que a pessoa que se apresenta neste ambiente digital é de fato quem ela diz ser. 

 

Lembre-se sempre de que, até mesmo para conhecer alguém na terceira idade, a sua segurança sempre deve estar em primeiro lugar

 

Para isso, algumas precauções devem ser tomadas:


  • Jamais forneça informações pessoais sem estar 100% seguro de que a pessoa com quem está conversando no relacionamento é confiável;
  • Sempre marque encontros em locais públicos, seguros e com grande circulação de pessoas;
  • Mantenha familiares e amigos informados sobre o encontro, local, horário e sobre a pessoa com quem se encontrará.

Já conhece as redes sociais da Viver? Visite nosso Instagram e Facebook


Os idosos podem, e devem, viver uma velhice saudável, com bem-estar e, se for de sua vontade, com uma boa companhia ao seu lado.

 

O preconceito por parte das pessoas que dizem que namoro é algo apenas para jovens, e que pessoas da terceira idade devem se envergonhar de procurar um novo parceiro, deve ser repudiado. Os idosos também devem ser felizes.

A Viver é uma empresa situada em Brasília/DF que atua disponibilizando cuidados profissionais para as necessidades familiares, principalmente com o público idoso. A preocupação com a saúde física e mental, além do bem-estar geral, é constante em nossa cultura de trabalho.

Visite mais vezes nosso blog, e, para melhor nos conhecer e contratar nossos serviços, acesse o nosso site:

 

www.vivereviver.com.br