alimentos bom para os olhos

Saúde dos olhos: conheça 5 alimentos essenciais

Uma dieta saudável é fundamental para manter a saúde dos olhos e ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças oculares, inclusive no caso dos idosos. Os olhos são órgãos extremamente complexos que precisam de muitas vitaminas e nutrientes diferentes para funcionar corretamente.

Problemas oculares graves podem ser prevenidos por meio de uma alimentação que contenha uma variedade de vitaminas, nutrientes e minerais, conhecidos como antioxidantes. As seguintes condições oculares podem ser evitadas com o auxílio de uma dieta saudável:

  • Catarata
  • Glaucoma
  • Síndrome dos olhos secos
  • Visão noturna baixa
  • Degeneração macular

Como dito, os antioxidantes presentes em alimentos são os grandes responsáveis por ajudar a manter a saúde dos olhos. A visão dos idosos se beneficia muito das seguintes substâncias:

  • Vitaminas A, C e E
  • Zeaxantina
  • Luteína
  • Zinco
  • Ômega 3 
  • Betacaroteno

Cinco alimentos que são benéficos para a saúde dos olhos

Agora, vamos detalhar sobre os 5 alimentos que são muito benéficos para manter os olhos saudáveis.

1 – Peixes

Os peixes, principalmente o salmão, são ótimos alimentos para a saúde dos olhos. Eles são ricos em ômega 3, um tipo de gordura saudável que pode contribuir para o desenvolvimento visual e a saúde da retina na parte posterior do olho.

 

Eles também podem ajudar a prevenir os olhos secos. Se o objetivo é cuidar da saúde dos olhos, consulte o nutricionista e verifique a possibilidade de inserir peixe em seu plano de refeições alguns dias da semana. 

2 – Ovos

Outra opção certeira para ajudar a preservar a saúde dos olhos são os ovos. As gemas contêm vitamina A, luteína, zeaxantina e zinco, que são alimentos vitais para a saúde dos olhos. 

 

A vitamina A protege a córnea, tecido que funciona como uma lente responsável por focalizar a luz. A luteína e a zeaxantina reduzem a chance de obter doenças oculares graves, como degeneração macular relacionada à idade e catarata. O zinco auxilia a ver de noite e contribui para a saúde da retina, a parte de trás do olho.

3 – Cenouras

As cenouras são vegetais ricos em vitamina A e betacaroteno, sendo esse tão abundante ao ponto de ser o responsável por dar a cor alaranjada tradicional da raiz. 

A vitamina A e o betacaroteno trabalham muito bem juntos, sendo responsáveis por cuidar da superfície dos olhos e prevenir infecções e graves doenças oculares.  

4 – Couve

A couve é extremamente benéfica para a saúde dos olhos. Ela possui os antioxidantes luteína e zeaxantina, também encontrados em ovos e outros alimentos verdes.

 

Esses nutrientes podem ajudar a prevenir doenças oculares graves, como degeneração macular relacionada à idade e catarata. Como a luteína e a zeaxantina não são substâncias produzidas naturalmente pelo corpo humano, é importante incorporá-las à sua dieta.

 

Vale ressaltar que a couve é um alimento muito nutritivo e que possui ainda muitas outras vitaminas e minerais, sendo importante para o bom funcionamento do organismo de uma forma geral.

5 – Alho e cebola

Uma dupla para a quinta dica: alho e cebola – e outros temperos! Eles auxiliam no controle do colesterol, melhorando a circulação sanguínea e a irrigação dos olhos.

 

Além do mais, estes alimentos auxiliam a prevenir a hipertensão e diabetes, doenças que são muito agressivas para os olhos e que costumam facilitar o surgimento de catarata e glaucoma.

 

Leia também: O que é Gastrostomia (GTT)?

 

Outros alimentos importantes para a saúde dos olhos são abóbora, mamão, acerola, tangerina, castanhas, chia, azeite de oliva, óleo de linhaça, feijão, ostras entre outros.

 

A alimentação saudável, sem dúvida alguma, será benéfica para a saúde dos olhos. Contudo, sempre é importante lembrar que a visita periódica ao seu oftalmologista de confiança jamais pode ser deixada de lado e que beber muita água é importante para evitar os olhos secos.

 

Para aprender mais sobre cuidados e saúde, continue visitando o nosso blog. Todos os meses, disponibilizamos textos com assuntos feitos especialmente para você.

 

Não se esqueça também de seguir o perfil da Viver no Instagram.

 

Viver – A Arte em Servir e Cuidar

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *