Nurse in retirement home talking with an old lady lying in hospital bed. Big windows with bright light are behind

O que é Gastrostomia (GTT)? Entenda

A gastrostomia (GTT) é um procedimento no qual um tubo flexível (sonda) é inserido cirurgicamente pelo abdômen, para que se tenha acesso direto ao estômago. A GTT serve como um meio de suporte nutricional ao paciente que está passando por dificuldades ou que está impossibilitado de se alimentar por via oral.

O procedimento é realizado sob anestesia e é indicado pelo médico gastroenterologista. Ele é auxiliado antes, durante e após a cirurgia por uma equipe formada por variados profissionais da área da saúde.

Como exemplo disso, é possível citar o médico anestesista, que garantirá que o paciente não passe por nenhum tipo de dor ou desconforto durante a cirurgia de gastrostomia. Posteriormente, o nutricionista será responsável por indicar o tipo de alimentação que o paciente receberá. Já os enfermeiros ou técnicos de enfermagem serão responsáveis pelos cuidados pós-cirurgia, principalmente relativos à sonda e à cicatrização do procedimento.

Motivos pelos quais a gastrostomia pode ser indicada

O principal motivo para que o procedimento da gastrostomia seja indicado aos pacientes é a dificuldade de deglutição, que pode ser momentânea ou permanente. Assim, a GTT fornece um auxílio, a médio ou longo prazo, para a alimentação do paciente.  

Entretanto, a gastrostomia também pode ser indicada ao paciente nos seguintes casos:
Quantidade insuficiente na alimentação via oral
Insuficiência de calorias na dieta habitual
Procedimentos cirúrgicos em órgãos do aparelho digestivo

O principal objetivo da gastrostomia é evitar a desnutrição. Contudo, ela só pode ser realizada quando o intestino está funcionando de maneira adequada, realizando plenamente a sua função de absorver os nutrientes.

Como é a alimentação via GTT?

A GTT é um tubo (sonda ou cateter) colocado no estômago através de um pequeno furo feito na pele do abdômen, para que a comida entre por ele. O alimento pode ser administrado por bomba infusora, gotejamento em equipo ou seringa.

A dieta pode ser industrializada ou caseira. No caso da industrializada, contém todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para a manutenção da saúde do paciente.

A dieta caseira, por sua vez, é feita com alimentos tradicionais como hortaliças, carnes, cereais e frutas. Nesse último caso, é necessário que os alimentos sejam batidos ou processados e peneirados, a fim de deixar a dieta o mais líquida possível, já que ela entra em contato direto com o estômago.

 

É possível cuidar da gastrostomia em casa?

As primeiras instruções relativas ao cuidado da gastrostomia serão passadas pela equipe médica responsável pelo procedimento. Quando estiver em casa, os cuidados com a sonda poderão ser feitos por um profissional de enfermagem.

Para cuidar da GTT em casa é importante:

→ Manter a assepsia das mãos, lavando-as com água e sabão sempre que for tocar a área do procedimento.

→ Manter a GTT limpa, fazendo a higienização com soro por dentro logo após as refeições.

→ Limpar o local onde a GTT está em torno de 3 vezes por semana.

→ Após feita a higienização, o local deve estar muito bem seco, podendo ser utilizada uma gaze limpa para isso. 

→ Em alguns casos, o médico receita uma pomada preventiva de infecções. Outra forma de evitá-las é girando sutilmente a sonda para evitar que ela grude na pele. Usar roupas apertadas, cremes, perfumes e produtos químicos no local são ações contraindicadas. 

A troca da sonda de gastrostomia deve ser feita caso ela esteja com longo tempo de uso, obstruída ou no momento estabelecido pelo médico. Comumente, o tempo médio de utilização é de 6 meses, mas há casos que a GTT dura 1 ano.

O procedimento da gastrostomia tem possibilitado suporte nutricional seguro a pacientes pediátricos e adultos, inclusive os idosos, com baixa taxa de mortalidade. Os riscos de eventuais complicações com a sonda são consideravelmente diminuídos se o equipamento for manipulado por profissionais com conhecimento técnico qualificado para cuidar do paciente.

Precisando de auxílio para os pacientes que estão no pós-operatório da cirurgia de gastrostomia, faça contato com a Viver que em breve nossa equipe retornará com uma proposta de cuidados feita exclusivamente em atenção às suas necessidades.

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *