Saiba como organizar medicamentos em casa

Os medicamentos são itens muito presentes no cotidiano das pessoas. É comum que eles sejam utilizados no tratamento de diversas doenças e problemas de saúde. Em alguns casos, o paciente pode precisar tomar mais de um, tornando um pouco difícil organizar os medicamentos em casa. 

Dessa dificuldade, a desorganização, e até a perda de alguns, pode ocorrer, principalmente se os medicamentos ficam soltos dentro de caixas, gavetas e armários ou divididos por diversos cômodos da casa. 

Esse inconveniente pode trazer alguns transtornos para o paciente, mas, com dedicação, é de simples solução. Saiba que é importante organizar os medicamentos para administrá-los com segurança.

Leia também: Como ajudar o familiar com Parkinson?

Saber como organizar medicamentos em casa é importante para deixá-los sempre disponíveis, armazenados de maneira correta, para quando alguém precisar utilizá-los, ministrando-os no horário correto, fazendo um bom gerenciamento das doses, duas ações que são muito importantes para o bem-estar do paciente.

Para manter os medicamentos organizados em casa, e não correr o risco de perdê-los, siga as seguintes dicas:

1 – Separe os medicamentos por categoria

Para que não exista a possibilidade de confundir medicamentos, o ideal é dividi-los por categoria, desta forma: analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios e antibióticos, por exemplo.

 

Não retire o medicamento da cartela original. Deixá-lo solto, em contato com outros medicamentos, fará com que ele perca seus componentes, afetando diretamente a sua eficiência. O medicamento deve ficar na embalagem original até o momento de ser tomado.

2 – Escolha bem o local em que os medicamentos ficarão armazenados

O excesso de luz, umidade e calor são prejudiciais aos medicamentos, alterando suas estruturas químicas, tornando-os inseguros para o consumo. Por isso, cozinha e banheiro, notadamente locais úmidos, não são indicados para o armazenamento de medicamentos.

 

Da mesma forma, os medicamentos não podem ser armazenados próximos a produtos de limpeza, cosméticos e alimentos. O ideal é mantê-los em locais secos, abrigados da luz e isolados de outros produtos.

 

Espaços que mantenham a temperatura entre 15ºC e 30º são recomendados. Um local naturalmente bem ventilado e abrigado da luz intensa já será o suficiente.

 

Insetos são perigosos pela capacidade de contaminar os medicamentos, o ideal é que o ambiente seja frequentemente limpo e organizado.

 

3 – Atenção ao prazo de validade

É indispensável conferir periodicamente o local de armazenamento dos seus medicamentos para descartar os que estiverem com o prazo vencido. Remédios fora da validade perdem o seu efeito e podem causar desconfortos e problemas para o controle das doenças.

 

Atenção também ao método de descarte, pois medicamentos não podem ser jogados no lixo comum e no vaso sanitário, para que não causem danos ao meio ambiente.

 

Algumas redes de farmácias disponibilizam locais próprios para o descarte. Caso não os encontre, faça contato com a vigilância sanitária de seu município e peça orientações sobre como se desfazer corretamente dos medicamentos fora da validade.

4 – Mantenha os medicamentos longe de crianças

Os medicamentos devem ser organizados fora do alcance das crianças, para evitar acidentes com intoxicação. Às vezes, guardá-los em locais altos dificultam o acesso a eles, inclusive pelas pessoas que precisam utilizar, que pode ser mais complicado ainda no caso dos idosos e de pessoas com limitações na mobilidade.

 

Uma solução é utilizar prateleiras, com os medicamentos mais utilizados ficando, preferencialmente, nas partes mais baixas do compartimento.

5 – Utilize os medicamentos apenas com prescrição médica e guarde a receita junto deles

 

Além de serem mantidos bem organizados, os medicamentos devem ser tomados de acordo com a prescrição médica. Uma boa orientação é deixá-la próximo aos remédios, para ser consultada a fim de se situar sobre os horários e dias indicados pelo médico. 


Com o tempo, a tarefa de organizar os medicamentos fica mais difícil. Doenças como o Alzheimer podem prejudicar a capacidade de se lembrar ou de tomar os remédios corretamente.

 

Os cuidadores de idosos podem prestar um grande auxílio com os medicamentos, auxiliando o paciente a tomá-los nos horários corretos e auxiliando a organizá-los. 

 

Uma ficha médica também é muito útil, inclusive para ser consultada pelos cuidadores de idosos. Nela, podem ser anotados o histórico do paciente, sua condição de saúde e se a pessoa tem casos de alergia ou reação aos medicamentos. 

Sua família sendo cuidada pelos melhores profissionais: conheça a Viver Cuidadores de Idosos

 

Com essas dicas, os seus medicamentos sempre ficarão organizados, facilitando o uso prático sempre que necessário. Visite o médico regularmente para obter orientações e jamais tome remédios por conta própria, pois a automedicação é muito perigosa para a saúde.

 

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para mais dicas sobre cuidados, saúde e bem-estar.

 

Para saber mais sobre os serviços da VIver, faça contato clicando aqui ou ligue para: (61) 3248-7943.