Principais habilidades que um cuidador de idosos deve ter

Com o envelhecimento da população, cada vez mais idosos necessitam de cuidados especiais com a saúde. E já se foi o tempo em que a função era confiada pela família a pessoas sem capacitação profissional para isso. Atualmente, a figura do cuidador de idosos ganhou muito destaque, sendo determinante no auxílio dos familiares com seus entes queridos da terceira idade.

 

A profissão de cuidador de idosos tem sido muito demandada para atender esse público, com cada vez mais profissionais sendo preparados para ingressar na profissão, que tem ótimas pretensões de ainda mais crescimento para o futuro.

O que é ser um cuidador de idosos?

O cuidador de idosos é o profissional responsável por zelar pela rotina do paciente idoso, para que a sua saúde e integridade sejam preservadas. Além disso, o cuidador, com sua presença, deixa a família tranquila sabendo que o seu familiar está sob os cuidados de alguém capacitado a cuidar de suas necessidades e respeitar sua autonomia. 

 

Além dos cuidados diretamente ligados à saúde, o cuidador de idosos também garante que as atividades de sua rotina sejam feitas corretamente e dentro dos horários previstos. O profissional auxilia o idoso com a alimentação, higiene, vestuário, medicação e o acompanha em atividades como passeios e consultas médicas. 

Habilidades necessárias para ser um bom cuidador de idosos

Algumas habilidades são requeridas para ser um cuidador de idosos de destaque. Confira algumas delas.

Conhecimento técnico

O cuidador de idosos deve ter conhecimento técnico qualificado para auxiliar o idoso em suas necessidades. Essas habilidades vêm de sua formação em cursos que capacitam para o cuidado com pacientes idosos.

 

Normalmente, as atividades rotineiras do idoso que necessitam do auxílio do cuidador lidam com medicação, alimentação, higiene, exames, acompanhamento em consultas médicas, lazer, entre outras atividades comuns à rotina do paciente. 

 

Em todas essas o conhecimento técnico é necessário para zelar pela segurança do paciente. Alguém sem conhecimento não está apto a evitar acidentes ou prestar algum tipo de socorro que for necessário.

Postura ética exemplar

Ter sob o seu trato a integridade física de alguém exige do cuidador de idosos uma postura ética exemplar. A família auxiliada e o paciente têm necessidades e individualidades próprias que devem ser respeitadas pelo cuidador. 

 

O cuidador deve ser discreto, respeitador da privacidade da família e possuir antecedentes que atestem a sua boa índole. Orientações éticas tendem a fazer parte da grade disciplinar dos cursos que formam o profissional da área de cuidados, mas isso também está relacionado à postura de cada cuidador.

Controle emocional

Para que não interfiram no tratamento do idoso, o cuidador deve estar consciente de que as suas emoções devem estar sob controle. A paciência e a tolerância são virtudes que devem ser postas em prática. 

 

O controle emocional permitirá ao cuidador lidar com as dificuldades que idoso possa vir a apresentar, como limitações físicas e mentais, compreendendo o motivo dessas dificuldades e tendo empatia pelo paciente.

 

É comum que o idoso esteja mais debilitado, com a mobilidade comprometida e até mesmo apresentando agressividade, sendo a paciência imprescindível nesses casos. 

Boa capacidade de comunicação

A boa capacidade de comunicação é determinante para oferecer um tratamento humanizado ao paciente. É importante que o cuidador saiba falar com o idoso sobre todos os procedimentos que serão feitos, oferecendo auxílio, sempre mantendo um tom de voz gentil, com palavras respeitosas e cordiais. 

 

Isso facilita o trabalho e passa segurança ao paciente. Deve-se ter sensibilidade também para respeitar a capacidade auditiva da pessoa, que já pode ser limitada.

 

Lembrando que comunicar também é saber ouvir. Muitas vezes, o cuidador será um suporte emocional para o idoso, alguém que ele vai conversar e criar um vínculo. Ser esse ponto de apoio, alguém em que se pode confiar, também é uma característica de um bom cuidador de idosos.

 

Leia também: Saiba como a Viver melhora a rotina dos seus pacientes

Está à procura de um cuidador de idosos?

Nós podemos ajudar! A presença de um cuidador de idosos é indicada para todas as famílias que querem os seus entes queridos felizes e bem cuidados. Com cuidadores conscientes sobre a importância da sua profissão, os familiares podem ficar tranquilos sabendo que 

 

Com profissionais qualificados, a Viver destaca-se no mercado por causa de seu profissionalismo e dedicação com que atende todos os seus pacientes. Temos uma proposta personalizada que vai atender às suas necessidades.

 

Clicando aqui, você será direcionado para a nossa página onde será possível obter mais detalhes sobre os nossos serviços com um consultor da Viver.