Atendimento humanizado na saúde

Os profissionais da área de saúde sabem que atender um paciente deve ir além de diagnosticar e tratar doenças, é necessário ir um pouco mais além e oferecer ao paciente um olhar cuidadoso, que leve respeito e empatia por sua enfermidade. 

Jamais pode ser esquecido que ali há um indivíduo além da sua doença, alguém com emoções e sentimentos que devem ser respeitados. 

É isso que o tratamento humanizado defende: seres humanos cuidando de outros seres humanos com carinho, criando um vínculo de confiança, permitindo aos cuidadores entender o sofrimento daquele que está sendo atendido.

O Ministério da Saúde tem uma diretriz que visa efetivar as práticas do atendimento humanizado no Brasil. A pasta diz que “a humanização nos atendimentos da saúde deve priorizar a troca de saberes e a comunicação entre os profissionais”. 

 

Quando se fala em humanização do atendimento na saúde, tudo é idealizado com vistas a oferecer uma assistência ainda mais humana aos pacientes, transformando a forma como os serviços de saúde são prestados, transformando toda a cultura existente sobre a atenção dispensada ao paciente. 


O paciente valoriza o atendimento humanizado por sentir que precisa de um amparo que lhe traga conforto e segurança, além dos cuidados para o seu problema de saúde. Quando está enferma, é comum a pessoa se sentir insegura e que lide com emoções diversas, pois de fato é um momento delicado na vida, e, às vezes, acaba não tendo tempo suficiente para se preparar para isso. 

É nesse contexto que o atendimento humanizado justifica a sua importância e soma-se às técnicas profissionais para levar ao paciente o melhor tratamento possível. 

A importância do atendimento humanizado

O atendimento humanizado, além de oferecer os cuidados tradicionais para a recuperação do paciente, busca também dar atenção ao seu estado emocional, fazendo com que ele e sua família sintam-se acolhidos pelos cuidadores.

Quando o profissional da saúde enxerga o seu paciente como um ser humano que precisa ser acolhido e respeitado ele contribui para que a sua recuperação ocorra de forma eficaz. Equilibrar o tratamento técnico com o atendimento humanizado é sim necessário.

Quando se sente respeitado e compreendido, o paciente tende a se lembrar do centro de saúde que foi e não hesita em retornar caso precise novamente ser atendido. Essa é uma grande virtude do atendimento humanizado: criar um vínculo afetivo, um relacionamento entre cuidadores e pacientes. 

O atendimento humanizado na saúde é identificado pelas seguintes características:

— Comunicação e troca de informações com o paciente;

— Respeito à sua privacidade e às suas particularidades;

— Estrutura adequada colocada à sua disposição;

— Ouvir suas necessidades com atenção;

— Empatia, cuidado e acolhimento amplos.

O tratamento humanizado é enriquecedor para todos os que participam do restabelecimento do paciente, não apenas para os doentes, com seus profissionais tendo a real noção dos benefícios do processo.

Os benefícios do atendimento humanizado

Um benefício importante do atendimento humanizado nos serviços de saúde é o aumento das chances de redução do tempo de recuperação do paciente

 

Esse fenômeno tende a acontecer por causa dos pacientes se sentirem melhor quando são acolhidos.Também é entendido que há um aumento de qualidade nos serviços que são oferecidos, proporcionado pelo ambiente acolhedor, que faz com que médicos, enfermeiros e cuidadores trabalhem de forma mais altruísta com relação aos seus pacientes.

 

Além disso, é possível destacar como benefícios do atendimento humanizado:

 

— A memorabilidade, que é a capacidade que o paciente desenvolve de se lembrar do tratamento que teve o dos profissionais que lhe atenderam bem;

 

— A fidelização do paciente e a facilidade de conquistar a confiança de sua família;

 

—  Os princípios éticos e profissionais fortalecidos;

 

— A conquista de tratamentos ainda mais eficazes.

Como oferecer um atendimento humanizado?

Unidades de saúde que têm a consciência dos benefícios mútuos proporcionados pelo atendimento humanizado entendem que os cuidados devem ser feitos de forma que atenda às necessidades individuais do paciente. 

 

Além das ações mencionadas de comunicação, compreensão e confiança, para implementar o atendimento humanizado à rotina da instituição, é necessário o seguinte:

Multicanais para o atendimento

A dificuldade para se comunicar não pode acontecer em lugares que prezam pelo atendimento humanizado. Por isso, diversos canais de comunicação devem ser oferecidos para facilitar o contato do paciente. Sites, redes sociais e aplicativos de mensagens funcionam muito bem. 

 

Dessa forma, o paciente pode escolher o canal que for de sua preferência para sanar as dúvidas e iniciar o atendimento.

Capacitação da equipe de atendimento

A equipe é o principal meio para oferecer o atendimento humanizado ao paciente. Investir na capacitação dos colaboradores, para que representem os valores humanizados da instituição, é o ideal.

 

Os membros da equipe têm contato direto com o paciente, principalmente no caso de cuidados com a saúde, e, por isso, compreendem perfeitamente as suas necessidades. Eles também estão aptos a apontar as falhas existentes no processo e oferecer sugestões para corrigi-las.

 

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O atendimento humanizado na saúde é sobre isso: compreender que os pacientes passam por um momento delicado. Oferecer um tratamento digno, que dê tranquilidade e apoio emocional ao enfermo e aos seus familiares é algo indispensável. 

 

A Viver preza pelo atendimento humanizado e sua equipe está pronta, à espera do seu contato, para conhecer as necessidades da sua família e apresentar uma proposta de cuidado especialmente personalizada para atender às suas necessidades. 

 

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