Hábitos e necessidades mudam enquanto envelhecemos?

À medida que o organismo envelhece, os hábitos e as necessidades dos idosos, sejam essas nutricionais, alimentares, médicas, físicas e sociais, podem ser afetadas de diversas maneiras.

Antes de nos aprofundarmos no assunto, devemos lembrar que o envelhecimento é caracterizado pela diminuição das funções cognitivas, sensoriais e motoras, sendo tudo isso tido como esperado.

Calorias a serem ingeridas

Uma pessoa idosa geralmente precisará de menos calorias para suprir as suas necessidades diárias e manter um peso saudável. Inclusive, esse é um fator que demanda atenção, pois comer calorias a mais do que o necessário pode levar ao ganho de peso.

O idoso pode perceber que, conforme envelhece, tem menos energia e menor resistência nos músculos e nas articulações. Por causa disso, o idoso tende a se tornar menos móvel e praticar atividades físicas com menor intensidade. 

Combinadas com a necessidade de ingerir menos calorias e a diminuição das atividades físicas, o metabolismo fica mais lento.

Apetite

O apetite é um hábito que tende a se alterar com o avançar da idade. De fato, muitas pessoas relatam que experimentaram uma perda de apetite conforme a idade avançava. 

Também é comum que paladar e olfato diminuam, o que contribui para que o idoso coma menos. Comer menos, no entanto, não é necessariamente um problema.

O que é  preciso é ficar atento para que estejam sendo obtidas as calorias e nutrientes necessários para manter órgãos, músculos e ossos saudáveis. Não comer bem o suficiente pode levar à desnutrição e problemas de saúde.

Um cuidador de idosos é capacitado para zelar que as refeições do idoso sejam feitas nos horários corretos e de acordo com o indicado pelo nutricionista. 

Condições médicas

O ser humano se torna mais suscetível a problemas de saúde crônicos, como diabetes, pressão alta, colesterol alto e osteoporose. Para ajudar a prevenir ou tratar essas condições, é importante manter em dia o acompanhamento médico, seguindo as orientações profissionais para manter ou recuperar a saúde.

O cuidador de idosos está habilitado a acompanhar os pacientes em suas consultas médicas, preservando sua segurança e fornecendo informações que podem ajudar o médico e a família.

Medicamentos

É possível que a pessoa precise fazer uso de medicamentos para gerenciar condições crônicas de saúde, como a hipertensão arterial

Como alguns medicamentos podem afetar o apetite, é importante verificar com o médico ou nutricionista se haverá a necessidade de fazer alguma alteração na dieta.

O cuidador de idosos também pode verificar se os medicamentos estão sendo tomadas nos dias e horários corretos, além de se certificar de que não haverá esquecimentos ou falhas em suas dosagens.

Saúde Bucal

As pessoas idosas têm particularidades relativas à saúde bucal. Próteses dentárias, por exemplo, podem ser necessárias e porventura acabam interferindo na capacidade de comer.

Isso porque às vezes elas não se encaixam corretamente, podendo levar a maus hábitos alimentares e desnutrição. Infecções na boca também podem causar problemas e devem ser devidamente prevenidas e tratadas com o auxílio de um dentista.

Sistema imunológico

O sistema imunológico humano enfraquece com a idade, tornando-se menos eficaz, o que aumenta o risco de contrair doenças. Com o tempo, ele vai perdendo a capacidade de identificar o que pertence ao próprio corpo, fazendo com que as doenças autoimunes se tornem mais frequentes.

Vida doméstica

A perda do convívio com os filhos, netos e outros familiares pode afetar os hábitos diários da pessoa idosa. Uma vida solitária deve ser evitada, até mesmo para prevenir doenças psicológicas graves, como a depressão.

Dificuldades motoras também podem surgir, podendo ser necessário contar com auxílio profissional para manter em boas condições a saúde e o próprio bem-estar.

É sempre importante ressaltar que não há motivos para que a terceira idade seja temida. O envelhecimento é um processo natural, inerente ao ser humano, cabendo apenas uma maior atenção a fim de identificar aquilo que é normal do processo e o que não é.

O importante é levar uma vida saudável durante toda a vida, para vivenciar essa etapa da existência humana com a melhor condição física e mental possível.

A Viver é uma empresa que presta serviços de cuidados com a saúde das pessoas, e tem um especial carinho com os pacientes idosos, sempre em busca de oferecer toda a atenção que merecem para ter uma vida saudável e digna.

Possuímos cuidadores profissionais para garantir a saúde do seu familiar que tem dificuldades de realizar suas atividades básicas diárias. Entre em contato e receba uma proposta.