convencer o idoso

Como convencer o idoso a aceitar um cuidador

Em um determinado momento da vida, é necessário optar por um cuidado maior com o idoso, visto que a ajuda profissional será a melhor forma de manter o bem estar dele. Nessas horas, é comum enfrentar dificuldades ao tentar convencer o idoso a aceitar a presença de um cuidador.

Esse desafio tende a ser preocupante e precisa ser rapidamente resolvido. Principalmente quando o idoso necessita urgentemente de cuidados ou está com a saúde tão fragilizada que cuidar dos afazeres domésticos e da própria higiene já não se faz mais possível.

Os filhos tendem a se sentir angustiados com a resistência do idoso em ter um cuidador e quando sabem que têm tempo escasso, em virtude da rotina sobrecarregada. Além de tudo isso, há a falta de conhecimentos técnicos necessários para cuidar de seus pais.  

Cientes de que esse é um problema comum, os cuidadores de idosos também estão preparados para lidar com essa resistência. Para que o trabalho seja feito de maneira satisfatória, e sempre em parceria com a família, é necessário que a sua chegada já venha sendo preparada com antecedência.

Os familiares podem antecipar alguns dos seus cuidados e convencer o idoso de que aquela ajuda será importante para a vida dele.

 

Saiba o que fazer para convencer o idoso a aceitar um cuidador

convencer o idoso

A conversa será o principal instrumento para convencer o idoso de que ele deve aceitar os cuidados profissionais que serão oferecidos pelo cuidador. Por meio dela, será possível entender o motivo da resistência da pessoa.

A experiência da Viver Cuidadores a fez descobrir diversos motivos para a resistência, como sintomas de doenças como Alzheimer, sinais de depressão, medo de estar sozinho com alguém desconhecido ou por não querer perder a sua independência. Até mesmo o jaleco branco usado pelos profissionais pode assustar em um primeiro momento. 

Após descobrir os motivos do paciente, a família deve buscar argumentar a favor da intervenção profissional, sempre de maneira paciente, porém irredutível, afirmando que essa é uma ajuda que se faz necessária para o momento. Quando tudo estiver acordado por todos, chegou o momento de buscar pelo melhor serviço de cuidador de idosos!

Caso as dificuldades de convencimento ainda persistam, não há problema em fazer contato com a VIVER, pois se trata de uma empresa capacitada em ajudar a convencer o idoso e outros familiares que ainda não estejam certos sobre recorrer à ajuda profissional. Sendo assim, procure fazer esse contato antes mesmo de convencer o idoso.

 

Como inserir o profissional especializado à rotina do paciente

convencer o idoso

Para introduzir o cuidador de idosos à rotina do paciente, é importante que se conheçam, tendo a oportunidade de se apresentar. Cada um pode contar um pouco sobre si para o outro.

O profissional já está treinado para ter atenção, paciência e empatia, então será bem natural para ele. Assim, gradativamente, eles se conhecem e se adaptam um ao outro e o profissional terá oportunidade de conhecer a casa e a rotina familiar. 

Caso o idoso esteja inseguro, é bom que um familiar esteja presente no início, para que o idoso possa identificar alguém de sua família próximo. Não interfira nos procedimentos técnicos dos profissionais.

Lembre-se que o cuidador é alguém capacitado para exercer a profissão e passar segurança ao paciente. Com o passar do tempo, sugerimos que você continue visitando o seu familiar. Observe o seu humor e a sua aparência, ambas características lhe entregarão muitas informações acerca do seu estado.

Com o tempo, surge uma bela relação de amizade, totalmente amparada pelo carinho e respeito de ambas as partes, que contribui para o bem estar de um e crescimento profissional de outro. Isso dará certeza à família de que a opção por um cuidador de idosos para o seu ente querido foi a melhor decisão possível.

No início, o convencimento pode ser difícil, mas, com o passar do tempo, a paz e a tranquilidade que serão sentidas por pacientes e familiares confirmarão que os esforços foram válidos.

A Viver está preparada para lidar com esses casos com muito carinho e profissionalismo.

 

Centro Comercial Gilberto Salomão, Bloco F, Sala 122 Lago Sul, Brasília-DF CEP: 71.615-560
(61) 3248-7943 / 99284-9708

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *